Home > Quem Somos

QUEM SOMOS

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes com câncer.

O nome TUCCA teve origem na expressão “Tumor Cerebral em Crianças e Adolescentes”, não mais utilizada pelo fato da Associação ter ampliado o tratamento a pacientes com todos os tipos de câncer da infância e da adolescência.

 

MISSÃO

Alcançar, por meio de nossas ações, 100% da cura do câncer infantojuvenil.

 

VISÃO

Oferecer assistência multidisciplinar de excelência para crianças e adolescentes carentes com câncer por meio do cuidado integral, assim como a preparação dessas crianças, jovens e de seus familiares para a continuidade de suas vidas após a doença.

 

VALORES

Comprometimento

Ética

Universalidade

Inovação

Solidariedade

Sustentabilidade

Inquietação

INSTALAÇÕES DA TUCCA


 

TUCCA: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO PELA CURA DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes com câncer, que não tinham condições de pagar por um tratamento adequado.

Visando otimizar recursos, em 2001, a TUCCA firmou uma parceria com o Hospital Santa Marcelina, situado em Itaquera, onde foi criado o único centro de oncologia pediátrica da Zona Leste de São Paulo, que serve também a nove municípios vizinhos.

Desde então, a TUCCA passou a tratar de todos os tipos de câncer infantojuvenis e a aplicar os recursos arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer um tratamento personalizado e atingir os melhores resultados, sem nenhum custo ao paciente e à família. Desde a sua fundação é presidida pelo oncologista pediatra Sidnei Epelman e por sua esposa, a psicanalista, Claudia Epelman.


SANTA MARCELINA

A TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, coordenando o Serviço de Oncologia Pediátrica. A escolha do parceiro, que fica em Itaquera, foi estratégica. Até então, todos os centros de referência em oncologia pediátrica estavam localizados nas Zonas Central, Oeste ou Sul da capital paulista, dificultando o atendimento de moradores da Zona Leste e municípios vizinhos, uma das regiões mais carentes e de maior densidade demográfica da Grande São Paulo.

Por meio dessa união, a TUCCA aplica recursos próprios, direta e exclusivamente, no que faz diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados. “A diferença está nos detalhes. Se os pacientes precisam de algo a mais, como medicamentos e exames especiais, por exemplo, eles terão. Não falo só da parte médica, visto que a assistência multidisciplinar oferecida pela associação não é algo convencional.

A TUCCA tem um olhar integral sobre o paciente”, enfatiza o Dr. Sidnei Epelman, diretor do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina. Com isso, a TUCCA alcança taxas de cura comparáveis aos principais centros de oncologia pediátrica da Europa e dos Estados Unidos. A parceria da TUCCA com o Hospital Santa Marcelina mostra que é possível otimizar recursos de forma a prestar assistência de excelência à parcela mais carente da população.

INSTALAÇÕES SANTA MARCELINA